loader image

Livraria Mavy
— desde 2010 —

A cidade de Braga é, desde 2010 a nova residência de Filipe Morgado. Não se mudou de Barcelos, a sua terra natal, para a mais antiga cidade de Portugal por um qualquer capricho. Tinha um plano em mente, que se materializou sob a forma do Minimercado Mavy. Após ter trabalhado vários anos na área de restauração/bar, achou por bem fazer algo a seu gosto, algo seu.

Homenageando o estabelecimento anterior, o Minimercado Mavy que decidiu criar assumiu o título de minimercado, mas não a função. Era na verdade um bar com uma componente noturna e eventos que traziam vida ao espaço - Dj´s, concertos, stand-up e um ambiente eclético. A experiência adquirida em três anos de funcionamento foi de tal modo positiva que deu alento a Filipe para arriscar noutra aventura comercial, uma que também mantivesse bem viva a alma do local que seria a sua nova casa. E assim nasceu a Livraria Mavy - um espaço antigo adaptado às realidades de uma bar/restaurante.

Em 1888, o nº 127 da Rua Dom Diogo de Sousa era conhecido como Livraria Cruz. Fundada pela família Cruz, foi uma das mais belas e conceituadas livrarias da cidade. A sua proeminência rapidamente se estendeu a todo o país. Décadas mais tarde, a livraria funcionou como Bertrand Cruz até que foi adquirida por Filipe e Ana, a sua irmã, a 20 de Agosto de 2012. Ana uniu esforços com o irmão e a alma do novo espaço, cheia de vivacidade e descontração, reflete bem a identidade dos dois.

A Livraria Mavy preserva a riqueza arquitetónica de outros tempos, patente nos móveis trabalhados, cujo interior ainda se encontra repleto de livros, no teto ricamente ornamentado, nas portas que exibem arcos centenários... Quanto à faceta artística do espaço, presente em tempos de outrora na tinta de obras impressas, também ela volta a ecoar na Livraria Mavy com concertos e exposições de artistas locais variados, que aqui têm uma oportunidade de expor a sua criatividade.

No que concerne ao funcionamento habitual do espaço, podemos contar com vários snacks e bebidas. Se quiser experimentar uma tosta Mavyana com uma cerveja importada, este é o lugar certo. A livraria conta ainda com uma esplanada bem agradável. De dia é solarenga e nas noites mais quentes e animadas, é ainda melhor.

Este é um local que se transformou numa janela para o passado da livraria Mavy e para o presente de uma das principais ruas de Braga, repleta do calor vindo do comércio tradicional.
Uma homenagem a uma livraria histórica e uma história em si mesma.  
Livraria Mavy

 

2019-04-12T11:25:54+00:00