loader image

Associação Comercial de Braga
— desde 1863 —

A ACB é fundada em 26 de Maio de 1863 pela mão dum grupo de quarenta e sete bracarenses ilustres, que em 3 de Junho desse ano se fazem sócios-fundadores. Nessa época, Braga assistia a um crescimento e desenvolvimento pujantes em consequência dos investimentos realizados na década anterior que puseram em marcha uma série de obras notáveis, como o novo Teatro S. Geraldo, o Jardim Público, a Biblioteca Municipal, o edifício da Câmara Municipal, a instalação de uma rede de iluminação pública abastecida a gás, além de outras benfeitorias.

Um dos motivos subjacentes à criação da ACB, quiçá o mais importante, consistiu no desejo de impulsionar a economia do concelho com a criação do Banco do Minho, autorizada por carta de lei em 15 de Junho de 1864, uma instituição que assumiu nos anos vindouros a importância de um banco nacional. Na década de 30, porém, o banco viria a encerrar créditos e débitos por razões diversas, incluindo as de natureza política.

Em 1905, as instalações da ACB sofreram as agruras dum incêndio violento que reduziu a cinzas parte da memória até então registada, uma contrariedade que não esmoreceu o ânimo de dirigentes e associados, pois em pouco tempo encontraram um cabimento honroso para a associação, criando as condições de exigência para que pudesse cumprir a sua missão com a dignidade que se impunha.

No princípio do século XX, sob a égide de Sidónio Pais, a quem Fernando Pessoa chamou Presidente-Rei, a ACB ganhou uma relevância local e nacional invejável, não apenas na esfera económica mas também no domínio social, uma omnipresença que mais tarde viria a ser atenuada pela constante mudança de ventos políticos da la República e da crise nacional e internacional dos anos 30, durante o Estado Novo.

Em 5 de Junho de 1940, a ACB passou a Grémio do Comércio de Braga. Depois da Revolução dos Cravos, em 28 de Julho de 1975, mudou a denominação social para Associação Comercial de Braga. A atual designação, que apensa e especifica o âmbito de atuação setorial à designação precedente, foi aprovada em assembleia-geral de 10 de Março de 1995, passando a denominar-se Associação Comercial de Braga - Comércio, Turismo e Serviços.  
Associação Comercial de Braga

 

2018-12-07T10:49:29+00:00