Lado B Braga
— desde 2017 —

Um estabelecimento comercial dá provas irrefutáveis da sua qualidade quando os clientes que o frequentam têm a iniciativa de trazer o conceito para outras cidades. Assim aconteceu com o Lado B, no Porto. O estabelecimento, cujo nome deriva da outra paixão de Artur Ribeiro, proprietário da Jo-Jo's, antiga loja de discos e cds, é uma cervejaria e snack bar, onde a especialidade da casa, a francesinha, continua a atrair uma variada clientela. Entre esses clientes encontravam-se Nuno Moreira e Nuno Ricardo que propuseram a Artur, em 2017, a criação de um Lado B em Braga.

Nuno Moreira é formado em Economia e Nuno Ricardo em Sociologia. O que os une é o reconhecimento inequívoco da qualidade do Lado B. Não tinham experiência em restauração, mas esse facto não os assustou. Aliás, é com alguma diversão que Nuno Moreira relembra o olhar curioso de Artur, durante a formação necessária para estabelecer uma casa semelhante em Braga, quando ambos decidiram ir para a grelha treinar um pouco. Estes são definitivamente empreendedores que não têm reservas em sujar as mãos e nos dias em que a casa enche, dão apoio onde ele for necessário. Claro que, as áreas de saber anteriores acabam sempre por orientá-los para partes mais específicas do negócio, sendo que Nuno Moreira lida mais com encomendas e fornecedores, ao passo que Nuno Ricardo está mais à vontade com a gestão de redes sociais, divulgações e eventos.

A casa mantém o conceito do Lado B no Porto, ainda que tenha introduzido algumas novidades em Braga, de que são exemplo a certificação vegan e os pregos em bolo do caco. As preocupações vegan debruçam-se não só na variedade da oferta (crumbles, tostas, cachorros) como também em todos os ingredientes selecionados, tais como o queijo vegan da francesinha. Pela sua proximidade do Porto, Braga já não é alheia às delícias que são as francesinhas , todavia, Nuno Moreira acredita que há sempre apetites que prefiram a confeção do Lado B. E, de facto, a aposta nos melhores ingredientes, carnes, serviço e limpeza garantem sempre uma clientela assídua e satisfeita.

O estabelecimento veio ocupar o nº 45 da Praça Conde São Joaquim, junto do Arco da Porta Nova, onde anteriormente se encontrava a farmácia Alvim, que por sua vez substitui uma taberna. O Lado B ainda conserva alguma traça do edifício histórico onde se situa, assim como alguns aspetos arquitetónicos dos negócios anteriores, mas não abdicou da gênese musical que caracteriza a casa do Porto, ao imortalizar grandes nomes da música, assim como o que muitos consideram o pináculo do som analógico: o vinil. Segundo Nuno Moreira, a parte da cidade onde o Lado B se encontra está um pouco votada ao abandono, se bem que, já se deu conta do novo dinamismo e sinergias que começam a surgir com os negócios vizinhos. Relembra o ano de 2017, em que montaram o estabelecimento e as celebrações da noite branca acompanhadas de grande entusiasmo.
Apesar de ser ainda recente, este Lado B(racarense) já conquistou adeptos na cidade dos bispos. Pode não ser um milagre, mas é sem dúvida divinal. Venha conhecer.  
Lado B Braga

 

2019-01-18T13:02:20+00:00